História de Tarauacá
Em virtude da 
O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o "Foz do Murú" ponto de partida para novas

Em 1912, foi desmembrado do Departamento do Juruá, passando a constituir o Departamento de Tarauacá, criado que fora pelo Decreto nº 9831 e instalado a 19 de abril, sendo seu 1º Prefeito Ce

Ainda pelo mesmo Decreto em 23 de outubro de 1912, foi criado o município com o mesmo nome do departamento, este instalado em 24 de abril de 1913, data em que Vila SEABRA foi elevada à categoria de cidade, passando a se chamar Tarauacá. O nome tem origem indígena e significa “Rios dos paus e das tronqueiras”.
Antes de ser município, Tarauacá era habitado por tribos kaxinawás e jaminawás,que se localizavam a margem do rio. A partir de 1877, intensificou-se as explorações das terras marginais do rio Tarauacá, com a imigração dos nordestinos.

Em 1914, o recém-criado município passa por uma primeira divisão administrativa do Acre, e Tarauacá passou a fazer parte do departamento do Alto Juruá.
O primeiro prefeito Antonio Virgulino de Alencar fez muito para que o município crescesse e hoje Tarauacá tem como base econômica a agricultura, pecuária, comércio e serviços que são bases de sustentação, sem esquecer o extrativismo da borracha, marco importante na História de Tarauacá. O município na atualidade é conhecido como a Terra da mulher bonita e do abacaxi grande.
O primeiro prefeito Antonio Virgulino de Alencar fez muito para que o município crescesse e hoje Tarauacá tem como base econômica a agricultura, pecuária, comércio e serviços que são bases de sustentação, sem esquecer o extrativismo da borracha, marco importante na História de Tarauacá. O município na atualidade é conhecido como a Terra da mulher bonita e do abacaxi grande.
Aspectos Geográficos deTarauacá
O município também é merecedor de visitação turística em alguns locais de

Em geral, o clima do município, comum a todo o Estado do Acre, é o tropical quente e úmido, com médias climáticas anuais entre 24 a 26ºC, apesar de serem registradas ondas de frio, popularmente conhecidas como “friagem”, da Antártica (pólo sul) através da “mPA” – massa polar atlântica, que tem influência e provoca períodos de queda de temperaturas com duração média de 3 a 4 dias. Essas ondas de frio que provocam quedas bruscas de temperaturas chegam até em torno de 12ºC e, ao final do período de frio, a característica de tropicalidade do clima volta aos patamares normais oscilando nos níveis de média de 24 e 26ºC.
As chuvas, em todo o Estado são abundantes, com maior concentração no período que compreende os meses de novembro a abril, época que se registram também, pequenas trovoadas, apresentando índice de precipitação média em torno de 1.900mm anuais.
A época de maior intensidade de calor acontece no período que compreende os meses de junho a outubro, período de rigoroso aumento de temperaturas e em contraposição aos meses mais chuvosos que coincidem com os períodos entre novembro a abril com pequenas influências de transições.
Tarauacá, o terceiro maior município do Estado em extensão territorial tem os seguintes limites de localização das suas fronteiras nacionais: ao Norte, faz fronteira com o Estado do Amazonas, ao sul tem suas fronteiras com os municípios de Jordão e Marechal Thaumaturgo; a Leste faz fronteiras com o município de Feijó e a Oeste com os municípios de Porto Walter e Cruzeiro do Sul. Tarauacá tem uma área de 16.120 Km2 (ZEE-2000) e abriga a terceira maior população do Estado, sendo ultrapassado apenas pelos municípios de Rio Branco que fica na Mesorregião do Vale do Acre e de Cruzeiro do Sul na Mesorregião do Vale do Juruá.
Bibliografia: PENHA, Raimundo Muniz (org.). Tarauacá – Acre: Uma Visão Geográfica dos Setores de Atividades Econômicas. Rio Branco: Gráfica e Editora União, 2004.92 P.il.
Publicado pelo Grupo B
Nenhum comentário:
Postar um comentário