segunda-feira, 27 de abril de 2009

Problemas do Município de Tarauacá





De acordo com pesquisa realizada pelos acadêmicos do Curso de Artes Visuais constatou-se que os problemas do município de Tarauacá. São eles:Desemprego: em nosso município, apesar da oferta de emprego ter crescido por conta da expansão da economia e dos setores governamentais, o desemprego ainda é um fator preocupante para muita gente. Muitas pessoas que concluíram o Ensino Médio continuam desempregadas, sendo necessário muitas vezes trabalharem como autônomos para suas sobrevivências, sem garantia dos direitos trabalhistas.
Educação: infelizmente em nossa cidade ainda nos deparamos com alguns problemas nessa área, como: falta de professores com formação específica, ausência das famílias nas escolas, a evasão escolar proveniente da estrutura familiar, entre outros.
Enchentes: Muitas famílias em nosso município ainda não possuem condições habitacionais adequadas, moram em casas construídas em terrenos acidentados e impróprios, passando por grandes dificuldades.
O município sofre com as fortes chuvas que acontecem nos períodos dos meses de fevereiro e março, o que ocasiona grandes enchentes, pois, com as chuvas excessivas, os rios Tarauacá e Murú transbordam e com isso os lugares que ficam mais próximos dos rios ficam literalmente alagados, muitas vezes, inundando metade da cidade.
Iluminação Pública: O município de Tarauacá em algumas ruas e bairros enfrenta a falta de iluminação pública, dificultando o acesso dos moradores. Embora o poder público municipal venha dando sua parcela de contribuição para amenizar a situação da população, está tendo dificuldade por conta de atos de vandalismo que acontecem por parte de desocupados que na calada das noites saem pelas ruas e quebram as lâmpadas.
Saneamento básico: infelizmente, em nosso município o saneamento básico não é dos melhores, existem em alguns bairros de nossa cidade esgoto a céu aberto, lixo não coletado e algumas ruas sujas.
Saúde: A falta de especialistas, (uma vez que só temos Clínicos Gerais) e de vários equipamentos são os principais problemas enfrentados em nosso município na área da saúde. As pessoas de baixa renda são as mais afetadas, pois precisam realizar TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para fazerem acompanhamentos especializados e uma pilha de exames que só se dispõem em Rio Branco, capital do Estado do Acre.
Sinalização: A falta de sinalização em nosso município tem causado desconforto aos motoristas na hora de dirigir. Isso se dá devido ao aumento gradativo de veículos em nossa cidade. Segundo dados levantados na 2ª CIRETRAN de Tarauacá, o número de carros em nosso município já chega a aproximadamente 1878 (mil oitocentos e setenta e oito), seguido do grande número de bicicletas e motocicletas, causando, dessa forma, acidentes em nossa cidade por falta de sinalização, uma vez que ultrapassam de qualquer maneira os veículos de maior porte, não podendo deixar de ressaltar que há motoristas desatentos ao dirigir, colocando em risco suas vidas e a de terceiros.
Violência: a nossa cidade que já foi considerada pacata há alguns anos, vem sofrendo com o grande índice de violência a cada dia, como: assassinatos, tentativa de homicídio, agressões físicas, furtos, violência doméstica, etc.
Entretanto, diante de todos esses problemas acima citados, ressaltamos que somos um povo alegre, hospitaleiro e que amamos nossa cidade e acreditamos nos nossos sonhos e ideais.

Publicado pelo Grupo D

Nenhum comentário: